A Prefeitura de Barueri, na Grande São Paulo, deu início a um amplo processo de digitalização de todos os trâmites entre as repartições públicas e dos serviços prestados à população. A “virada de chave” para se adequar ao governo digital vai gerar uma economia garantida de milhões nos próximos anos, segundo o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), órgão da prefeitura responsável pelo programa “Barueri Sem Papel”.
A iniciativa também já é vista como referência para que outros municípios que formam a Região Metropolitana de São Paulo se tornem mais digitais.
Digitalização poupa 25 árvores e 2,5 milhões de litros de água que serviriam na fabricação de papel. Com o projeto, a cidade deve reduzir entre 60% a 70% do valor gasto atualmente com papel utilizado nos processos municipais, além de toner de tinta e o suporte técnico para a emissão de documentos, gerando uma economia anual de até R$ 1,27 milhão por ano aos cofres públicos.
O projeto “Barueri Sem Papel” prevê a digitalização dos serviços públicos até então lavrados em papel e arquivados de forma física. Com a iniciativa, além da economia de recursos públicos, o objetivo da Prefeitura é otimizar o atendimento do cidadão nos diferentes setores da administração.
Antes da iniciativa, o armazenamento do montante de papel utilizado entre todas as repartições demandava um grande esforço de organização e planejamento. Em muitos casos os próprios departamentos da Prefeitura tinham seu espaço reduzido por conta da guarda dos documentos impressos e arquivados no local.