Time medroso não vence, Argentina e Itália campeãs!

Colunistas
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Na polêmica Copa América, que infelizmente trouxe a política para dentro do jornalismo esportivo, além de toda discussão sobre os patrocínios e direitos de transmissão, acabou e com a Argentina campeã no Maracanã. 

Sobre o jogo, que ficou dentro do padrão das apresentações da seleção de Tite, foi bem ruim, fica escancarado pra qualquer mediano leitor de futebol que o time de Tite é totalmente dependente de Neymar e se a seleção toma o 1º gol da partida, complica. O adversário que souber minimamente se fechar e não atacar o Brasil, força um time sem criatividade testar a qualidade dos “auxiliares de laterais” chamados de atacantes nos dias de hoje, como; Richarlison, Firmino, Cebolinha e Vinicius Júnior necessitarem serem atacantes de verdade e talvez com este modelo de jogo, sejam incapazes de produzir. Assim como os “falsos” meias que tem função de apenas marcar e se der ajudam o isolado Neymar, jogadores como Fred, Paquetá, Casemiro entre outros.

O fato é que o medíocre selecionado argentino, veio ao Maracanã e com o veterano, mas atacante de origem, Di Maria fez 1 a 0 pros Hermanos e bastou para serem campeões, Messi levantou a taça e oficialmente ganhou o prêmio de melhor jogador do torneio, na minha opinião foi o colombiano Luiz Dias, e ratificam que o cenário sul americano para a próxima copa será com papéis de participantes e não de protagonistas como sempre foram.

Na minha opinião, a Copa América mostrou que com o Tite, excelente treinador para clubes, não faremos mais do que 4 jogos no Qatar, e se ele não fosse o queridinho de grande parte da imprensa, já teria caído. Outro problema é que o chefe dele está afastado, Rogério Caboclo, e se não tivermos um jogo coletivo forte, fica evidente que com os jogadores que temos, não temos o talento que sempre sobressaiu nos grandes jogos. Quando passamos por adversários fracos, com gols de Neymar e até mesmo de Paquetá, precisando se fechar, trata-se de um péssimo sinal. 

Dunga, Parreira e Zagallo que eu tanto reclamei, são nostálgicos neste momento. Parabéns aos argentinos, não jogaram bem na final, mas marcaram um gol e Neymar, bastou!

Na final da Euro, o jogo foi um pouco superior, abaixo do esperado, contudo a Inglaterra fez um gol muito cedo e se fechou, a Itália tomou conta do jogo, ganhou espaço e empatou no segundo tempo, depois de prorrogação fomos ao pênaltis, e pelo momento Tite de Gareth Southgate que colocou dois batedores, atacantes, frios aos 13 minutos do 2º tempo de prorrogação e foi premiado, ambos perderam e a Squadra Azurra levantou o caneco pela 2ª vez na história, em Wembley. Mancini, foi muito mais técnico e ousado nas mexidas e postura dos italianos, o goleiro Donnarumma foi o melhor jogador do torneio e com isso, apesar de um belo torneio do english team, jogaram como nunca e perderam como sempre!

No campeonato brasileiro, algumas importantes novidades ocorreram, o Palmeiras finalmente jogou bem e venceu o Santos no seu gramado sintético, 3 a 2 no melhor jogo do fim de semana, o retranqueiro Abel colocou o time pra frente e o jogo foi mais aberto com o Santos. 

O São Paulo em jogo parelho com o Bahia, venceu nos acréscimos por 1 a 0, o time baiano jogou melhor o primeiro tempo e obteve uma bola na trave e um gol claro perdido, salvo quase sobre a linha, depois do intervalo o time bem modificado de Crespo, encontrou um melhor futebol e fez valer o mando de campo. No meio de semana o tricolor paulista enfrenta o Racing pela libertadores, grande oportunidade de resolver no 1º jogo, visto que será o primeiro jogo do Racing pós férias, o time deverá estar sem ritmo e deverá ambicionar levar o placar aberto para a Argentina, meu palpite é que dá São Paulo. Crespo precisava dessa sequência de vitórias, agora com o início do retorno de alguns lesionados o time do Morumbi deverá crescer na temporada.

Ainda no sábado, o Bragantino foi a arena da baixada e empatou com o furacão por 2 a 2 e o Palmeiras agradece, e fechando o G4 temos o Fortaleza que venceu o fraco, mas animado Corinthians no domingo por 1 a 0. 

O Atlético Mg venceu o clássico contra o coelho por 1 a 0 e segue a corrida atrás do Palmeiras, grande parte de seus titulares foram poupados para o duelo contra o Boca pela Libertadores no meio de semana.  Sport, em casa, perdeu para o Fluminense de virada, o Grenal foi amarrado e na estreia de Luiz Felipe Scolari no tricolor, o placar de 0 x 0 traduz bem o clássico. 

No sábado de madrugada, Rogério Ceni foi demitido pelo Flamengo, que no mesmo dia anunciou o casamento com Renato Gaúcho, que no domingo venceu a Chape por 2 x 1 de virada no Maracanã. Cuiabá e Ceará ficaram no 2 x 2 e o Juventude ficou no 1 x 1 com o Atlético de Goiânia, resultados que não ajudaram nenhum deles.

Em Wimbledon, Djokovic foi hexacampeão, vencendo de virada o italiano Matteo Berretini por 3 a 1 e faturou seu 20º grand slam, se equiparando a Roger Federer e Rafael Nadal.

Na NBA, no finalzinho do domingo, o Milwaukee Bucks venceu o Phoenix Suns por 120 a 100 e deixou a série em 2 a 1 à favor dos Suns, foi uma festa contagiante do público no ginásio e nas ruas de Milwaukee, Giannis Antetokounmpo marcou 40 pontos e foi um dos destaques do jogo.

 

 

Ataide MachadoPor Ataíde Machado

É empresário, gestor comercial, publicitário e colunista esportivo.