Ataíde Machado: Pouco futebol e muitos pontos!

Colunistas
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Vamos falar da seleção Brasileira que ontem superou o fraco time do Paraguai, em Assunção, por 2 a 0. Destaque para o bom jogo de Neymar, mesmo com um desempenho dentro do padrão da era Tite, onde o placar é favorável quase sempre e o desempenho enfadonho é recorrente, foi quebrado um tabu de 35 anos sem vitória canarinho no Paraguai.

Reconheço que é muito difícil aceitar e ter de assistir nosso centroavante ser o Gabriel Jesus, este encadeamento vindo de Reinaldo, Careca, Romário, Ronaldo e Adriano me acostumou a entender que o camisa 9 da seleção tem de fazer gols, o que não ocorre nos últimos 5 ou 7 anos, mesmo um nível bem abaixo dos citados, Fred e Luís Fabiano tinham muito mais cara de atacante de seleção do que o jovem e esforçado 9 do Tite.

Analisando o medo e o cuidado excessivo em não tomar gols, não vejo condição nenhuma do time da CBF ter sucesso na próxima Copa, ainda que o calor que deve prevalecer no Qatar nos seja favorável e pode dificultar os europeus. O modo como este time joga não encanta, não atrai, não cativa torcedor de futebol, afinal este torcedor aceita o bom resultado de seu time de coração e de sua seleção espera o “algo mais” como primor, arte, capricho etc. Este time não tem nada disso, é mal treinado, escalado e dirigido. Temos de abrir uma discussão maior sobre o tema, afinal 90% dos atletas estão na Europa e nenhum treinador nosso frequenta e trabalha neste continente e ambiente, será que não é hora de trazer alguém que está habituado a vencer na Europa pra dirigir a inábil seleção ?

Nas eliminatórias continuamos sendo os melhores entre os medíocres, e ainda assim não convencemos ninguém, da mesma forma que há 30 anos eu olhava seleções como Colômbia, Suécia, Camarões e México, vejo o Brasil para a próxima Copa, mero participante!

Não quero gastar deste espaço e entrar no manifesto dos jogadores que invariavelmente tem algo expressivo a dizer e não me causa nenhuma surpresa os míseros dizeres no comunicado de ontem, afinal mesmo com toda a pontuação nas eliminatórias o que falta neste grupo é liderança. Agora é esperar o quanto o time da CBF vai atrapalhar o Campeonato Brasileiro com sua convocação para  malquerida Copa América.

 

 

Ataide MachadoPor Ataíde Machado

É empresário, gestor comercial e publicitário, apaixonado por esportes., com vasto conhecimento em futebol pelo mundo e esportes olímpicos, crítico e racional.