Judô: Sensei da Prefeitura de Jandira conquista pódio no Mundial de Veteranos e Kata 2023 em Abu Dhabi 

Esporte
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Ishimaru garantiu o bronze, entre os melhores atletas de seis continentes. Hoje, é o terceiro melhor do mundo e primeiro das Américas 

Defendendo o Brasil, o judoca Felipe Ishimaru Martin, que é diretor da Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação, sensei e coordenador da modalidade na cidade de Jandira, conquistou o bronze no Mundial de Veteranos e Kata 2023 em Abu Dhabi. 

A competição foi promovida, de 31 de outubro a 03 de novembro, pela Federação Internacional de Judô, na Universidade La Sorbonne Abu Dhabi, na Capital dos Emirados Árabes Unidos. 

O jandirense integrou a seleção brasileira formada pela Confederação Panamericana de Judô, na categoria M1+100kg. “O sonho de todo atleta é disputar competições de alto rendimento. Você entrar em um mundial e subir no pódio levando o nome de seu país é fantástico. Mostra que todo o esforço e dedicação valeram a pena”, disse Ishimaru. 

O prefeito Doutor Sato, que também é sensei comemorou o resultado. “Estamos no caminho certo. O esporte de nossa cidade avança a cada dia. Hoje, temos um professor medalhista mundial, que irá continuar ensinando nossos futuros atletas, que já apresentam resultados magníficos em competições, não só no judô, mas em todas as modalidades”, explicou o prefeito. 

O mundial reuniu os melhores atletas da modalidade de seis continentes, que representaram 63 países, contando com a participação de 973 judocas, sendo 852 homens e 121 mulheres. Na classificação geral, a França foi campeã, com 16 medalhas de ouro, 10 prata e 20 bronze. O Brasil ficou em 2º lugar, com 9 medalhas de ouro, 7 prata e 11 bronze.

Com esse resultado, os brasileiros conquistaram o vice-campeonato com 51 atletas, um terço do contingente francês, que teve na delegação 150 judocas. Já em terceiro lugar ficou o Kazakstan com 8 ouro, 11 prata e 20 bronze.

Terceiro melhor do  mundo e primeiro das Américas

Felipe Ishimaru chegou ao mundial colecionando uma série de títulos. No início deste ano, foi campeão da Copa São Paulo de Judô, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, se consagrando bicampeão da modalidade. O primeiro título de campeão foi conquistado pelo atleta jandirense em 2009.

Na sequência, foi vice-campeão na categoria M1/M2 (Pesado), no Campeonato Sul-Americano de Veteranos em Guayaquil, no Equador. 

Também disputou o Campeonato Pan-Americano de Veteranos 2023, realizado em Guadalajara, no México, tornando-se campeão pan-americano na categoria M1/Pesado, consolidando sua posição de número 1 das Américas.