Raiz Trabalhista: candidatura coletiva a deputado estadual ganha reforço de Cubatão

Política
Ferramentas
Tipografia
  • Minuscula Pequena Media Grande Gigante
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

O diretório do PDT de Cubatão reforça a candidatura a deputado estadual do Coletivo Raiz Trabalhista. Encabeçada pelo médico sanitarista Marcio Aurelio Soares, a chapa conta também com o economista Leandro Araújo, vice-presidente do PDT cubatense, e a educadora Maria Joseli da Silva, Dona Jô, tesoureira da sigla no município. As lideranças trabalhistas cubatenses aderiram ao projeto da candidatura coletiva, que também é formada por membros das executivas municipais do PDT de Bertioga, Santos, Praia Grande e Mongaguá. 

Ao todo, são 13 co-candidatos, lideranças regionais que estendem uma bandeira de reivindicações ouvindo diversos segmentos da sociedade. O coletivo almeja levar para a Assembleia Legislativa uma atuação com tarefas e responsabilidades compartilhadas pelos 13 co-deputados, na luta pelos interesses dos trabalhadores da região.
 
Além do sanitarista Marcio Aurelio, Leandro e Dona Jô, o coletivo conta ainda com a empreendedora Marcia Alves, os servidores públicos Alessandro Dias, Rogério Costa e Ubiraci Loureiro, os educadores Professor Marco F, Professor Gabriel Pierin, Professora Conceição Bruno e Profª Núbia Nascimento. Ainda fazem parte o ativista cultural DJ Cuco e o comerciante e ativista político Fabio Leon. Todos são membros das executivas municipais do PDT nas cidades.

Economista, funcionário da PETROBRAS, Leandro Araújo é especialista em Gestão Pública e Regulação em Saúde e Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. É vice-presidente do PDT Cubatão. Ele defende uma atuação do coletivo que seja pautada por bandeiras como a luta contra a desigualdade, o combate ao desemprego e a presença do Estado por meio de serviços públicos. "As pessoas precisam do sistema público, mas elas precisam que tudo funcione. Que elas cheguem no postinho e tenha médico, que tenha o exame necessário e o remédio. As pessoas não querem depender de auxílio emergencial. Na periferia, as pessoas são muito batalhadoras", argumenta.

Tesoureira do PDT cubatense, Dona Jô trabalha com educação e vê de perto as defasagens que atingem as famílias. "Minha luta é pela inclusão, vejo de perto como as crianças precisam de educação, de cultura, de esporte. As crianças com necessidades especiais não são contempladas por todos os atendimentos necessários. A gente precisa mudar isso", acrescenta.

Presidente do PDT em Santos, o porta-voz da candidatura, doutor Marcio Aurelio, defende que o mandato coletivo é uma evolução da democracia. Para ele, a participação dos eleitos na vida política do país ainda é muito baixa, tanto pela pequena cultura política do país, quanto pela ausência dos políticos eleitos no enfrentamento dos problemas. “Isso faz com que haja uma participação muito pequena dos eleitores na vida política das cidades, do estado e do país. É comum termos uma ação intensa desses falsos políticos, que são infelizmente a maioria. Eles retornam apenas de quatro em quatro anos, atrás do voto”, argumenta. 

Atuação regional e organizada

Unido desde antes da pandemia, o grupo vem discutindo formação política e possíveis soluções para inovar na luta contra os problemas da Baixada Santista. Por isso, escolheram o mandato coletivo como uma expressão atualizada da vontade do povo. No lugar de somente um candidato canalizar os anseios, o Coletivo Raiz Trabalhista vai discutir democraticamente as atuações e bandeiras que devem ser defendidas.

Para o grupo, o mandato coletivo é a nova forma de representação política, participação e exercício de democracia, pois através dela a população participa diretamente das tomadas de decisões. “Nesse modelo de mandado coletivo, o porta-voz do grupo no mandato de deputado estadual divide todas as tarefas políticas e administrativas no gabinete com os outros membros, que serão então denominados co-deputados, cujas decisões se darão democraticamente pela maioria do grupo”, acrescenta.
 
Na prática, o coletivo pode estar em vários lugares ao mesmo tempo porque há um grupo representando os eleitores. “São segmentos profissionais e sociais diferentes, teremos aquele co-deputado que é mais conectado ao esporte, aquele que produz cultura, eu como médico, nossos professores trabalhando pela educação, o que não impede que todos nós possamos estar atuando em todos os setores conjuntamente”, diz doutor Marcio Aurelio.

Conheça quem são os membros do Coletivo Raiz Trabalhista

ALESSANDRO DIAS
Profissional em tapeçaria; Servidor público do Município de Santos; Morador do morro São Bento. Ativista social, especialmente na assistência aos desabrigados em deslizamentos e famílias afetadas pela pandemia. É vice-presidente do PDT Santos. 

PROFª. CONCEIÇÃO BRUNO
Graduada em Psicologia, Matemática e Artes, é professora do município de Mongaguá; apresentadora do Programa “EDUCAÇÃO EM DEBATE” na RADIO FM 92.5, também com exibição nas redes; e, Diretora do Sindicato dos funcionários municipais de Mongaguá. Membro da executiva do PDT Mongaguá. 

DJ CUCO
Rapper e produtor cultural, graduado em Gestão Pública pela UNIVES/FATEC e realizador do Festival RAP IN CITY e colunista sobre Cultura Popular no Portal Raiz Trabalhista. É 2º vice-presidente do PDT Santos. 

FABIO LEON
Graduado em Ciências Sociais; é ativista social e comerciante no centro de Santos. É tesoureiro do PDT Santos. 

GABRIEL PIERIN
Graduado em história; pós graduado em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC/RGS; membro do Conselho do Instituto Histórico e Geográfico de Santos; professor de história nos Colégios do Carmo e Universitas. É historiador do Museu do Surfe e do Santos Futebol Clube. Secretário de Formação do PDT Santos. 

DONA JÔ
Nascida e criada em Cubatão, Dona Jô é Maria Joseli da Silva, formada em Pedagogia, Administração de Recursos Humanos e pós-graduada em Direito Educacional. Sempre trabalhou na área da educação e, atualmente, atua como Assistente de Direção de Escola, tendo conhecimento das dificuldades para educar as nossas crianças. Tem como bandeiras educação, acessibilidade, saúde e inclusão social. 

LEANDRO ARAÚJO
Economista; funcionário da PETROBRAS; é especialista em Gestão Pública e Regulação em Saúde, e Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. É vice-presidente do PDT Cubatão.

MARCIA ALVES
Empreendedora autônoma de Bertioga. Liderança municipal, já concorreu a deputada estadual e acompanha o dia a dia político e social do município. Desempenhou a função de 2ª vice-presidente da Executiva Municipal do PDT em Bertioga. 

DR MARCIO AURELIO
Médico especialista em Clínica Médica, Medicina do Trabalho, Nutrologia e Saúde Pública, ativista em inúmeros projetos sociais e de implantação do SUS. Autor de quatro livros, cronista publicado nos jornais da cidade, atualmente é Servidor Público Federal. É presidente do PDT Santos. 

PROF MARCO F
Bacharel em Química pela USP, Professor, radialista, Jornalista e colunista do Portal Raiz Trabalhista. Secretário de organização política do PDT Santos. 

NÚBIA NASCIMENTO
Após uma temporada fora do país, Núbia Nascimento aprendeu outros idiomas e resolveu seguir a área da linguística. Ao retornar, dedicou-se à formação em Letras e passou a lecionar em escolas públicas e privadas. Em Praia Grande, dá aulas de Língua Portuguesa e Inglês na rede municipal de ensino. 

ROGERIO COSTA
Servidor público municipal em Praia Grande, ativista social e sindical e funcionário da Transpetro. Acumula grande experiência no setor de segurança. É presidente do PDT Praia Grande. 


UBIRACI LOUREIRO
Engenheiro Agrônomo e mestre em Ciências Sociais pela USP. Servidor Público no município de Mongaguá; membro fundador do Fórum de Economia Solidária da baixada santista. É vice-presidente do PDT Mongaguá. 

Publicidade
Optica Center Barueri