Durante lançamento do livro “O Brasil no mundo – 8 anos de Governo Lula”, no dia (22/08), ex-presidente afirmou que o país vai recuperar seu prestígio internacional
O lançamento do livro “O Brasil no mundo – 8 anos de Governo Lula”, na noite de (22/08), no Memorial da América Latina em São Paulo, reuniu ex-ministros, representantes de partidos políticos, personalidades de diferentes áreas e lideranças de movimentos sindicais e sociais, no que foi um evento de memória e reconhecimento das muitas ações do governo Lula, quando as relações internacionais se davam a partir de uma postura ativa e altiva do Brasil.
Em discurso de encerramento do evento, Lula lembrou esse Brasil que tratava a todos de forma igual, sem falar grosso com os países menores, nem fino com os maiores, e com foco em trocas bilaterais que fossem boas para todos, com atenção especial aos vizinhos da América Latina e aos irmãos dos países africanos. O ex-presidente afirmou que a política externa brasileira voltará a ser guiada por esses princípios e o Brasil recuperará seu prestígio internacional.
LEIA MAIS: Lula em Minas: “Estamos de volta para fazer uma nova independência”
“Quero dizer que não existe política externa ativa e altiva se não tiver um governo ativo e altivo. O Itamaraty tem muita gente conservadora, também tem gente de direita, mas o Itamaraty não decide as políticas que serão colocadas em prática. Quem define é o governo. E é através dessas políticas que o Itamaraty pode agir mais ou pode agir menos. Se tem governo que não dá orientação é muito mais fácil ficar na embaixada tomando drinque.”
O ex-presidente lembrou o papel decisivo do Brasil em diferentes momentos internacionais, agradeceu os ex-ministros, fez homenagem especial ao chanceler Celso Amorim, figura central na política externa, e fez referência a outros nomes relevantes em seus governos, como Marco Aurélio Garcia e Paulo César de Oliveira Campos, o POC.
LEIA MAIS: Lula: “Vou cuidar de evangélicos, católicos, todos com carinho”
Lula agradeceu, especialmente, ao fotógrafo Ricardo Stuckert, organizador do livro e autor das quase 800 imagens que registram o protagonismo do Brasil nos oito anos de governo Lula, em encontro com lideranças e povos de todo o mundo. Stuckert, que segue acompanhando o ex-presidente desde a saída do governo, fez um depoimento emocionado ressaltando principalmente o aspecto humano de Lula.