O jovem atleta de Barueri, Vinícius Catai garantiu vaga no Sul-Americano de Atletismo, que acontecerá em Georgetown, na Guiana, no mês de outubro. O atleta representará o Brasil pela segunda vez nessa competição, onde pretende conquistar o bicampeonato.
Catai que é pentacampeão brasileiro, desta vez conquistou o bronze nos 110mt com barreiras, no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo, no sábado (4) e domingo (5), no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo.
Para o atleta, o resultado foi surpreendente, porque esta finalizando o tratamento de uma grave lesão no tornozelo direito, que ocorreu em fevereiro deste ano, enquanto treinava. “Eu consegui obter a terceira melhor marca do ranking nacional desta temporada. Foi uma prova muito disputada, com resultados bem expressivos nacionalmente”, comemorou Catai.
Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a competição deste final de semana contou com a presença de 132 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal, incluindo atletas que competiram nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
De olho no Chile, com destino a Paris
Vinícius Catai segue treinando para buscar bons resultados no Sul-Americano de Atletismo e nos Jogos Pan-Americanos, que acontecerá em 2023, em Santiago, no Chile. O foco do atleta é os Jogos Olímpicos de 2024, que serão realizados na cidade de Paris, capital da França, quando completará idade para participar da maior competição do planeta.
“São exigidas algumas colocações para poder participar, uma delas é estar entre os dois primeiros do ranking nacional, e a outra é estar entre os 16 do ranking Pan-Americano. Até o momento eu estou em terceiro do ranking nacional e pretendo melhorar minha marca para estar dentro dos critérios de convocação”, explicou o atleta. “Quem sabe conquistar o bicampeonato sul americano”, completou Catai.
Um prova de força, velocidade e equilíbrio
110 metros com barreiras é uma prova olímpica de atletismo disputada apenas por homens. Seu equivalente feminino são os 100 metros. Disputada como competição individual, também integra o decatlo como uma de suas modalidades.
A prova é disputada numa reta onde as raias de corrida estão demarcadas. A largada é feita a partir de blocos de partida no chão da pista, como as demais provas de velocidade do programa olímpico. Nos seus 110 metros de extensão são dispostas 10 barreiras; a primeira surge 13,72 m depois da linha de partida, as seguintes têm 9,14 metros de intervalo entre si e depois da última barreira há um percurso livre de 14,02 m até à linha de chegada. As barreiras têm 1,067 m de altura cada e são colocadas de modo a que caiam para a frente, caso sejam tocadas pelo corredor. O toque ou mesmo a derrubada de barreiras não é motivo de desqualificação já que, geralmente, afeta de forma negativa o tempo obtido pelo competidor. O atleta pode ser desclassificado caso invada a raia de outro atleta ou tenha um tempo de reação ao sinal de largada inferior a 0.1s, considerado uma largada falsa.
Após bronze no Brasileiro, Vinícius Catai quer ser bicampeão Sul-Americano de Atletismo
Ferramentas
Tipografia
- Minuscula Pequena Media Grande Gigante
- Padrao Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura
